Serviços

A Meksol Brasil Oferece os Seguintes Serviços:

Com equipe altamente qualificada, e vasta experiencia, com uma gama de equipamentos modernos, a Meksol Brasil colabora e destaca-se no setor da construção civil em todo território nacional, especialmente na região sudeste, oferecendo aos seus clientes os seguintes serviços especializados na área da geotecnia sondagens fundações e instrumentação:

Estaca Hélice Contínua Monitorada

Estaca Hélice Contínua é um tipo de fundação profunda executada com equipamento de trado helicoidal contínuo que realiza a concretagem da estaca simultaneamente à retirada do trado do solo. A estaca tipo hélice contínua caracteriza-se por ser moldada in loco e por ter a armadura colocada somente após o lançamento do concreto. As estacas hélice contínua são monitoradas por equipamentos eletrônicos garantindo maior controle na execução e na segurança dos elementos da fundação.

Estaca Metálica Cravadas

As Estacas Metálicas são contituidas por perfis metálicos de aço laminado ou soldado que são caracterizados nos formatos “H” ou “I”, onde são formadas por duas abas e uma alma, simples ou múltiplos, tubos com chapas dobradas e soldadas ou sem costura de seção circular ou quadrada. Estacas metálicas garantem a resistência necessária, por atrito lateral, quando atingem a nega de cravação estabelecida em projeto.

Estaca Raiz em Solo e Rocha

A estaca raiz é uma estaca escavada que integra o grupo de estacas utilizadas em fundações profundas podendo atingir profundidades maiores que 50 metros e com diâmetro de 80 a 450 mm ( e 500mm não normatizada), tanto em solo quanto em rochas. É uma estaca argamassada “in loco” e caracteriza-se por perfuração rotativa ou rotopercussiva. Por apresentar elevada tensão de trabalho ao longo do fuste (coluna que liga a base e o topo) é inteiramente armada em todo seu comprimento.

Estacas Secante

A principal aplicação das Estacas Hélice Entubadas é a execução de paredes de Estacas Secantes, como alternativa às Paredes Diafragma.

As principais vantagens são:

Não há necessidade do uso de Lama Bentonítica 
Maior precisão da verticalidade, garantindo um desvio máximo 1,5 %.
Concretagem rápida e limpa. 
Melhor acabamento da superfícies das estacas, por serem feitas com o tubo de revestimento, que não deixa de ser uma forma.
O descarte de solo não contaminado por lama é muito mais fácil, e em menor volume.
Grande estanqueidade da junta entre uma estaca e outra. Devido a uma estaca ser recortada pela outra, lhe servindo de forma, a execução bem feita e guiada proporciona vedação perfeita.
O sistema hoje é amplamente utilizado na Europa e nos Estados Unidos como método substituto às paredes diafragmas escavadas com lama bentoníticas. 

Estacões Escavados

Estacões escavados são estacas com grande diâmetro moldadas no solo perfuradas mecanicamente com o uso de mesa rotativa podendo ou não utilizar lama betonitíca e também podendo atingir grandes profundidades.

Estaca Escavada a Trado Mecanizado

Estacas moldadas in loco, provenientes de perfurações utilizando trados helicoidais, alem de possibilitar execução de tubulões a ceu aberto. Com uma frota ampla de caminhões equipados com trados mecanizados, a Meksol Brasil oferece rapidez e qualidade para a execução de fundações e obras especiais.

Obras especiais

Contamos com técnicas e soluções especiais para atender as mais variadas necessidades e demandas de sua obra.

Estaca de Areia (Dreno Vertical)

O método é utilizado para estabilização de aterros, principalmente para consolidação de sua fundação, visando diminuir o prazo de adensamento da camada mole, a sua resistência ao cisalhamento e melhoria da capacidade de suporte através de drenos verticais. A Meksol Brasil oferece equipamento e mão de obra qualificada para a execução dos serviços.

Estaca Pré-moldada

Estaca pré-moldada de concreto é constituída pelo conjunto do elemento estrutural de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado, com ampla faixa de capacidade de carga, variando de 100 KN até 5000 KN com dimensões da seção transversal de 15 a 80 cm.

Prova de Carga Estática

A prova de carga estática constitui ainda o melhor processo capaz de fornecer um valor incontestável da capacidade de carga de uma fundação isolada.

É um teste executado sobre o terreno ou sobre um elemento de fundação (Sapata, Tubulão ou Estaca). Consiste na aplicação de cargas através de macaco hidráulico, reagindo contra estrutura de reação e concomitantemente na medição de deformações e/ou deslocamentos através de extensômetros.

Cortina Atirantada

A cortina atirantada é um componente construtivo projetado em parâmetro vertical de taludes e paredes de escavações para conter esforços de empuxos do solo, impedindo o desabamento de encostas. O sistema é classificado como obra de infraestrutura e empregado, sobretudo, em construções rodoviárias e subsolos de edificações. Os componentes da cortina atirantada consistem em painéis pressionados por tirantes contra as encostas. Por sua vez, os tirantes são instalados com inclinação de 15° ou a criterio do projeto através dos painéis e ficam presos em um bulbo de calda de cimento no interior do solo, sendo posteriormente protendidos para imobilizar os painéis.

 

Ensaios geotécnicos de campo e laboratório

O estudo das propriedades dos solos, definem as condições e o comportamento das estruturas, capacitando, viabilizando e garantindo a seguridade dos projetos. A Meksol Brasil oferece os serviços de estudos dos solos com equipamentos de última geração, mão de obra qualificada e laboratório próprio, oferecendo serviços de analise de grau de compactação do solo, teor de umidade, alteração do proctor e todos os tipos de análise laboratorial que se diz respeito a solos.

 

Deep Soil Mixing

As colunas de solo-cimento integram técnica para reforço de solos moles. O procedimento, também chamado de DSM (do inglês, deep soil mixing), aumenta a capacidade de carga do solo local por meio de uma mistura com agentes químicos estabilizantes. Esses agentes podem ser, por exemplo, cal e/ou cimento. A mistura do solo com os estabilizantes é feita de forma mecânica por um equipamento que insere, verticalmente, uma haste no solo mole. Há, basicamente, duas técnicas para a execução das colunas: úmida e seca. Na mistura úmida, é lançado um tipo de lama junto ao estabilizante. Já no método seco, é utilizado somente o estabilizante, devidamente adequado para o solo que se deseja reforçar. As colunas de solocimento podem ter diferentes diâmetros e serem executadas de forma avulsa ou em conjuntos, formando paredes ou blocos quando justapostas. Apesar de relativamente simples, a execução de colunas de solo-cimento exigem um complexo monitoramento da mistura durante o trabalho - feito por meio de softwares dos equipamentos - para garantir a estabilidade desejada.

 

Controle de Recalque

O controle de recalque das fundações dos edifícios ou de uma obra qualquer é a verificação do desempenho global da fundação, permitindo observar o comportamento da interação solo-estrutura do conjunto. Embora seja uma medida recomendada para qualquer obra de maior responsabilidade, na prática tem sido muito pouco empregada. A sua importância, no entanto, tem sido cada dia mais reconhecida no meio técnico. A revisão  da nova norma de projeto e execução de fundações NBR 6122, no seu último capítulo, faz fortes recomendações para sua utilização. A Meksol Brasil oferece os serviços de controle de recalques que permite avaliar a evolução de seus valores ao longo  do tempo, verificar se ocorrem recalques diferenciais que possam comprometer o trabalho da estrutura, bem como orientar trabalhos de eventuais refororços.

 

Colunas de Brita

A técnica de melhoramento de solo com colunas de brita foi desenvolvida no final da década de 1950 na Europa. Essa técnica consiste na formação de colunas de brita por meio de vibrossubstituição com material granular (brita) de camadas com baixa capacidade de suporte do subsolo.

Essas inclusões de brita são flexíveis, com módulo de deformabilidade elevado, sem coesão e com grande capacidade de drenagem, reduzem o período de consolidação pela concentração e redistribuição das cargas aplicadas, aumentam a capacidade de suporte do solo e diminuem os recalques.

 

Locação de Equipamentos

A Meksol Brasil ofereçe para locação, caminhões munck, bombas de concreto Guindastes, centrais de concreto, caminhões betoneira, escavadeiras hidraulicas, caminhões basculantes e demais equipamentos para execução de obras especiais.

Parede Diafragma

É constituída por parede de concreto armado, escavada com o auxílio de um clamshell, que funciona como contenção em uma escavação podendo também absorver cargas axiais empuxos e momentos fletores. Pode se utilizar tirantes ou estroncas estruturais como auxilio.

São cortinas que utilizam placas de concreto armado, introduzidas após a escavação de trincheiras perfuradas no solo com estabilidade mantida como o uso de lama betonitíca ou polímero, podendo atingir grandes profundidades verticais e espessuras variáveis.

 

Estaca Presso Ancoragem

São estacas profundas moldadas in loco, de pequeno diâmetro, que suportam alta capacidade de carga em relação ao seu diâmetro. A presso ancoragem suporta cargas de compressão e/ou tração, fundamentalmente por atrito lateral entre o fuste da estaca e o solo circundante.

A presso ancoragem consta basicamente, de uma armação de barras, fios e/ou tubos de aço, com dispositivo e válvulas tipo manchete para injeção, inserida e fixada no solo por meio de injeção de calda de cimento por pressão.

Fabricação de Estacas Pré-moldadas em Concreto Arm

Meksol Brasil fabrica estacas de concreto armado, vibrado ou protendido de acordo normas e ou códigos técnicos em vigor.

Injeção de Consolidação

A Injeção de consolidação caracteriza-se por impedir o fluxo d’água no interior de solos muito permeáveis, ou quando há necessidade de incrementar a coesão de solos granulares na presença de águas, permitindo por exemplo a escavação segura em túneis.

Injeções de Consolidação de Solo visam preencher os vazios do solo, sem causar fraturamento hidráulico na sua formação dando sustentabilidade em solos arenosos, siltosos ou argilosos moles.

O tratamento de solos e rochas por injeção, objetiva promover melhorias para situações especiais, tais como:

  • Aumenta a impermeabilidade, tecnica muito utilizada para o tratamento das fundações de barragens;
  • Melhora as condições de estabilidade, quando utilizada para injeção de tirantes e chumbadores a injeção de consolidação de solos, promove a melhoria das condições dos solos a serem contidos;
  • Melhora a capacidade de carga de um determinado maciço, tratamento feito pela injeção em volumes determinados e com pressão de injeção controlada.

Instrumentação de barragens, aterros sobre solos m

Refere-se ao conjunto de dispositivos instalados nas estruturas e em suas fundações objetivando monitorar seu desempenho através de medições de parâmetros, cujos resultados, devidamente analisados e interpretados, servirão para avaliar suas condições de segurança. Contamos com equipamentos modernos de ultima geração e equipe tecnica especializada.

Jet Grouting

Utilizando o processo de injeção de jatos de calda de cimento no solo, com alta pressão e velocidade, a técnica aumenta a capacidade de carga do solo.
O sistema jet grouting é recomendado em todos aqueles casos onde a heterogeneidade dos terrenos ou as características anômalas de permeabilidade, se tornem de difícil ou duvidosa execução os sistemas tradicionais de injeção e de perfuração.

O jet grouting pode ser executado por três métodos principais. O mais comum deles, o Cement Churning Pile (CCP), é indicado quando o projeto pode ser atendido com colunas de 0,40 a 0,80 m de diâmetro. Com mecanismos de injeção duplos ou triplos, o chamado Jumbo Grout (JB) é adequado para gerar colunas de 0,80 a 1,80 m de diâmetro. Solos com condições mais complicadas podem exigir a utilização do método Column Jet Grout (CJG), que produz colunas de diâmetros superiores a 2 m e utiliza um jato de água com alta pressão para auxiliar a pré-ruptura do terreno enquanto a calda de cimento preenche os espaços abertos.

Microestaca Injetada

As microestacas injetadas são largamente utilizadas em reforços de fundações, fundações comuns, consolidação de taludes, reforço de túneis, ampliação de estruturas e em muitas outras aplicações. Elas são executadas com a tecnologia de tirantes injetados em múltiplos estágios, utilizando-se, em cada estágio, pressão que garanta a abertura das “manchetes” (válvulas múltiplas) e posterior injeção a altas pressões (controladas).

Microestaca Tubular Metálica

As microestacas tubulares metalicas são largamente utilizadas em reforços de fundações e fundações comuns, caracterizada pela cravação o de tubos de aço, com o auxílio de um mine bate-estacas e posterior injeção de calda de cimento sob pressão. É uma solução adequada para reforço de fundações para locais de difícil acesso inclusive com limitação de altura. Diametros de 3 a 6 polegadas e capacidade de carga até 35ton.

 

 

 

Prova de Carga Estática sobre placas

A transmissão do carregamento ao solo é feita através de placa circular rígida de aço com diâmetro especifico conforme norma em vigor, sendo que a aplicação dos carregamentos se dá através de um conjunto macaco hidráulico/bomba/manômetro de carga aferida em estágios cescentes e sucessivos, reagindo contra uma estrutura de reação e as deformações são medidas concomitantemente com utilizaçao de extensometros.

Sondagem de Simples Reconhecimento

Sondagem SPT também conhecida como sondagem à percução ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do solo, usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e alterações de rocha; largamente utilizada na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das funções que servirão de base para uma edificação.

Sondagem Rotativa

A sondagem rotativa é um tipo de investigação geotécnica destinada a solos que são impenetráveis ao SPT (Sondagem de Simples Reconhecimento), como por exemplo, as rochas. Este ensaio é fundamental para a caracterização de perfis rochosos.

Tubulão Escavado a Céu Aberto

Os Tubulões são elementos de fundação escavados, constituídos por um corpo cilíndrico denominado fuste e uma base alargada. O fuste pode ser escavado manual ou mecanicamente com trado mecanizado e a base escavada com ferramentas manuais. A concretagem é feita lançando-se o concreto da superfície do terreno.

Tirante de Barra

Os Tirantes de Barra são elementos lineares, constituídos por uma barra de aço instalada no solo através de perfuração, e nele fixada por injeção de calda de cimento sob pressão. Resistem a esforços de tração e são utilizados em estruturas de contenção ou reação para prova de carga.

Tirante de Cordoalha

Os Tirantes de cordoalhas são elementos lineares, constituídos por cordoalhas de aço instaladas no solo através de perfuração, e nele fixada por injeção de calda de cimento sob pressão. Resistem a esforços de tração e são utilizados em estruturas de contenção ou reação para prova de carga.

Estaca Franki

A Estaca Franki é uma estaca moldada no solo e de concreto armado. Um tubo metálico com "ponta fechada" por meio de "bucha seca" é cravado dinamicamente no local da execução e é recuperado simultaneamente à concretagem da estaca.